...E SUAS GENTES

.posts recentes

. Montoito

. Bandeira de Montoito

. BANDA FILARMÓNICA UNIÃO M...

. Jardim-de-Infância

. Visita à Freguesia de Mon...

. Grupo Coral Trabalhadores...

. Montoito - Um pouco da su...

. Curso EFA Técnicas de Acç...

.arquivos

. Maio 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

.Maio 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


.pesquisar

 

.posts recentes

. Montoito

. Bandeira de Montoito

. BANDA FILARMÓNICA UNIÃO M...

. Jardim-de-Infância

. Visita à Freguesia de Mon...

. Grupo Coral Trabalhadores...

. Montoito - Um pouco da su...

. Curso EFA Técnicas de Acç...

.favorito

. Curso EFA Técnicas de Acç...

Sexta-feira, 5 de Dezembro de 2008

BANDA FILARMÓNICA UNIÃO MONTOITENSE

A origem da Filarmónica União Montoitense foi a vinda para a localidade do Sr. Joaquim António Serêto Palôlo, de Reguengos de Monsaraz, nos princípios de 1907.

Quem desejasse ser músico tinha que comprar o seu próprio instrumento e zelar por ele, suportando todas as despesas de manutenção: palhetas, molas, sapatilhas, …etc.

Na união dos vários aprendizes surgiu uma pequena banda, que rapidamente se alargou e começou a ter ensaios em casa cedida para o efeito.”A CASA DA MÚSICA” assim lhe chamavam, situava-se na rua abaixo, actual rua Dr. Sr. António José de Almeida nº29.

Primeira saída á rua foi no 1ºDezembro de 1907, sobre a regência de Joaquim António Palôlo (também ele executante) constituída por 22 elementos.

Tal movimento culminou na criação de uma outra colectividade, a qual ficou conhecido, na altura por sociedade dos pobres.

A existência de duas associações, dividida a vila em 2 grupos e era frequente o surgimento de rixas entre os de uma e outra sociedade. Na altura teriam sido apelidadas: a sociedade da banda, de sociedade dos marrafinhas, e á outra colectividade frequentada pelos mais pobres, de sociedade dos almecêros.

A situação manteve-se assim até 1914, com o regresso de alguns Montoitense que participaram na 1ª guerra mundial tiveram contacto com outras realidades, outras formas de pensamento, outras ideias.

Devido á reduzida população de montoito, os poucos recursos que a vila possuía resolveram juntar as duas colectividades, da sua união podia resultar uma mais-valia para todos os Montoitense.

Uniram-se as duas sociedades, realizavam-se teatros cujas receitas revertiam a favor da sociedade que se transformavam na compra de tudo o que se tornava necessário.

Além de teatros também se concretizava um baile mensal.

A instituição, já organizada, foi instalar-se na praça 9 de Abril (hoje praça 25 de Abril).

A “sociedade nova” como era conhecida na altura, Sr. Inácio franco que sugeriu o novo nome Sociedade União Montoitense.

Consta que alguns músicos que á paixão pela musica juntavam o gosto pela caça, faziam reverter o produto das suas caçadas, em beneficio da construção de um momento em 1925 na praça 9 de Abril, que da pelo nome de Coreto.

Dia 4 de Abril de 1927, a actuação que maior prestígio lhe granjeou até àquela data foi: a recepção do Sr. Presidente da Republica de então, Sr. GENERAL CARMONA, aquando da inauguração do ramal da C.P. entre Évora e Reguengos de Monsaraz.

O Presidente da Republica que nesse dia se deslocou de comboio de Évora até Montoito na viagem inaugural, recebido nesta estação com o hino Nacional, interpretado pela Banda Filarmónica da Sociedade União Montoitense.

Em 1929 no dia 4 de Fevereiro, que os estatutos da Sociedade União Montoitense foram aprovados. É assim em que em 1930 surge um acordo entre sócios a fim de construir um edifício.

Assim ficou concluída em a sede da sociedade união montoitense, que foi inaugurada no 1º de Dezembro de 1936.

Com a revolução dos cravos (25 de Abril de 1974). O enorme interesse dos jovens Montoitense pela aprendizagem da música.

Foi em 1977 que as primeiras mulheres se integraram na banda.

No 1º de Dezembro, por ocasião das comemorações do seu 90º aniversário a filarmónica união montoitense implanta e inaugura um “monumento ao músico”.

Todos os anos pelo 1º de Dezembro se comemora o aniversário da sociedade união montoitense, com a presença da banda filarmónica união montoitense.

Actualmente a banda é composta por 42 elementos, e vários aprendizes que integram a escola de música, que é dirigida pelo maestro Fernando Major.

POPH        QREN        Fundo Social Europeu

 


publicado por Montoito às 16:33

link do post | comentar | favorito
|

.Fazer olhinhos

blogs SAPO

.subscrever feeds